sábado, 11 de junho de 2011

I CONCURSO BRASILEIRO DE POEMAS DA MEIRA LOPES EDITORA - 2011



Seja bem vindo ao blog AUTORES DO BRASIL! A finalidade deste blog é específicamente a publicação e divulgação de poemas vencedores de concursos mensais de poemas ORIGINAIS em língua portuguesa, que estarão automaticamente selecionados para posterior publicação no livro "AUTORES POÉTICOS DO BRASIL - Edição 2012", que será lançado pela Meira Lopes Editora no primeiro semestre de 2012. Os termos e regras para a participação do Concurso estão explicados abaixo, e serão automaticamente aceitos quando forem enviados os poemas para o endereço
"autoresdobrasil@sergiolopes.com.br".
O livro conterá também 100 poemas selecionados de Sergio Lopes, autor contratado e exclusivo da Meira Lopes Editora, e os poemas selecionados serão publicados juntamente com esses 100 poemas.
O Concurso tem a finalidade precípua de incentivar a atividade literária poética em língua portuguesa, que tem sido ao longo dos anos deliberadamente desprezada pelo ramo editorial no Brasil, que tem dado preferência com força máxima aos trabalhos de auto-ajuda e empresariais,  praticamente banindo das prateleiras das livrarias as obras literárias culturais, em especial as poéticas. Essa iniciativa é apenas um pequeno esforço, mas que poderá servir de inspiração a inúmeras outras iniciativas privadas que ajudem a trazer de volta o prazer pela leitura poética despretenciosa genuinamente cultural.
Desejo boa sorte a todos os concorrentes. Leiam com atenção o regulamento e boa sorte aos que participarem. Quaisquer perguntas devem ser feitas em comentários a esta postagem, e serão respondidas APENAS aquelas que tiverem relação com assuntos relativos a dúvidas e informações sobre o Concurso de Poemas.  Que a inspiração venha sobre todos!

Sergio Lopes/Meira Lopes Editora

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO "I CONCURSO BRASILEIRO DE POEMAS DA MEIRA LOPES EDITORA"

CLÁUSULA I - Os autores deverão enviar por email os poemas em prosa ou verso, com ou sem rimas,com seus respectivos títulos, em fonte Times New Roman, tamanho 12,  informando no corpo do email os seguintes dados:
1) NOME E TAMBÉM PSEUDÔNIMO (se tiver);
2) CPF E ESTADO ONDE RESIDE; 
3) ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA;
4) TELEFONE E EMAIL DE CONTATO;
5) DECLARAÇÃO EXPRESSA DE QUE O POEMA É PRÓPRIO. (é só escrever a seguinte frase ao fim do texto digitado do poema: "AFIRMO que este poema é obra de minha autoria, me responsabilizando pessoalmente contra qualquer declaração em contrário.")
6) FOTOGRAFIA IDENTIFICADORA DO AUTOR, PARA POSTAGEM NO BLOG.

CLÁUSULA II - Pode ser enviado apenas um poema por email, mas cada autor pode enviar até 5 (cinco) poemas por mês, ou seja, 5 (cinco) emails contendo 1 (um) poema diferente de sua autoria, que podem ou não ser inéditos. Serão previamente escolhidos pela Meira Lopes Editora 20 poemas por mês entre todos os enviados, que serão em seguida publicados na seção "POEMAS ESCOLHIDOS DO MÊS PARA VOTAÇÃO". Os 10 melhores poemas escolhidos com base nas votações e comentários populares, serão definitivamente incluídos na coluna lateral fixa do blog intitulada "POEMAS JÁ SELECIONADOS".

CLÁUSULA III - Os poemas que serão escolhidos e publicados na seção "POEMAS ESCOLHIDOS DO MÊS PARA VOTAÇÃO" serão selecionados entre os enviados até a meia-noite do dia 27 de cada mês, que serão avaliados e a publicação dos escolhidos ocorrerá no dia 30 de cada mês.  (Os enviados após essa data concorrerão aos que serão avaliados após o dia 27 do mês seguinte). Os poemas publicados no dia 30 serão imediatamente submetidos à votação e ao comentário público que serão considerados até a meia-noite do dia 10.

CLÁUSULA IV - No dia 11 de cada mês serão publicados na seção "POEMAS JÁ SELECIONADOS" os 10 melhores poemas escolhidos entre os 20 que foram submetidos à votação aberta. Os demais serão descartados e poderão ser novamente submetidos ao concurso, devendo o Autor novamente enviá-los pelo procedimento inicial.

CLÁUSULA V - Para inclusão no livro "AUTORES POÉTICOS DO BRASIL - Edição 2012", serão classificados até o limite de 30 autores diferentes.

CLÁUSULA VI - Os autores selecionados, que terão suas obras publicadas no livro "AUTORES POÉTICOS DO BRASIL, Edição 2012" - devem estar cientes que serão pagos por conta da Meira Lopes Editora a prensagem inicial de 5.000 exemplares, e a cada autor selecionado serão enviados GRATUITAMENTE 100 (cem) exemplares do livro, sendo os demais adquiridos a preço absoluto de custo da gráfica, em negociação direta entre Autor & Gráfica, sem nenhum lucro para a Meira Lopes Editora.

CLÁUSULA VII - Esgotados os 5.000 exemplares, e havendo interesse de qualquer dos Autores em adquirir novos exemplares, estes poderão ser adquiridos pelo preço de custo, em negociação feita diretamente entre Autor & Gráfica;

CLÁUSULA VIII - Os poemas previamente escolhidos e publicados no blog na seção "POEMAS ESCOLHIDOS DO MÊS PARA VOTAÇÃO", serão submetidos ao livre comentário dos internautas, que farão pequeno comentário e no qual poderão deixar claro o seu voto contra ou a favor do poema. Esses votos serão considerados na decisão final que ocorrerá por ocasião da decisão dos vencedores dos 10 poemas vencedores do mês.

CLÁUSULA IX - O presente concurso se encerrará no dia 31 de janeiro de 2012 ou quando se chegar ao número de 30 autores selecionados.

CLÁUSULA X - Os preços de revenda a varejo ou atacado dos livros adquiridos diretamente á gráfica serão praticados livremente pelos Autores, podendo acrescentar ao valor que pagarem à gráfica o percentual que quiserem, visando ou não o lucro, ficando contudo, responsáveis pela emissão de recibos e demais comprovações de comércio que se fizerem necessárias.

CLÁUSULA XI - Havendo interesse da Meira Lopes Editora em reeditar a obra após esgotados os 5.000 exemplares iniciais, solicitará autorização expressa dos autores e se responsabilizará pela entrega imediata da mesma quantidade de exemplares gratuitos para cada autor (100 exemplares), na nova prensagem, que obedecerá o mesmo limite de 5.000 exemplares.

CLÁUSULA XII - Não há nenhuma limitação quanto à idade dos participantes, nem quanto aos temas abordados em suas criações poéticas. Contudo, havendo seleção de textos escritos por menores,  antes da publicação definitiva NO LIVRO será requerida a autorização expressa de seu responsável.



RIO DE JANEIRO, EM 13 DE JUNHO DE 2011

PROJETO AUTORES DO BRASIL
Envio de poemas para o concurso: autoresdobrasil@sergiolopes.com.br

49 comentários:

  1. ola,Sergio já enviei uma poesia, nunca tinha escrito poesia,mas admiro poetas e seus poemas.Criei coragem e fiz , seja em tudo Deus glorificado. Para mim, o que importa é estar participando de um momento especial para você.Fica na Paz.Gostaria de saber quantas já foram enviadas. Ok

    ResponderExcluir
  2. Oi, sérgio estamos com dificuldades para comentar todos os meu amigos que comentaram meu poema hj não conseguem visualizar e outros não consegui nem comentar, com vai ser ? se é critério por isso estou fazendo essa observação.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, parabéns pela iniciativa de prestigiar aos nossos poetas. Votei no poema AMOR, de autoria da japeriense Inez Teves.

    Fabiano do Perfil.`.

    ResponderExcluir
  4. voto no poema, Filha do Rei, da minha amida linda Huandra *-* Bjs

    ResponderExcluir
  5. Votei no poema de Inez Teves, apesar das dificuldades em postar. Aproveitei a oportunidade para ser seguidor deste Blog.

    ResponderExcluir
  6. Votei no poema de amor Inez Teves. Aproveitei a oportunidade para ser seguidor deste Blog também.

    ResponderExcluir
  7. O poema Soneto da Noite é muito interessante, muito bem feito, demonstrando a habilidade poética do autor. Muito bom !

    ResponderExcluir
  8. eu gostei muito da poesia branca cor de chico mattos por ser muitos interessante e haver pontos que me tocaram

    quem escreveu foi Ebevaldo dos santos

    ResponderExcluir
  9. A autora do poema a alma do poeta teve uma dedicação muito grande para conseguir organizar tanto as palavras quanto as ideias, que teve uma riqueza de criatividade ... parabéns

    ResponderExcluir
  10. VOTO EM QUIMERAS MONSTRUOSAS DE INES TEVEZ.

    ResponderExcluir
  11. Olá Sérgio, voto na poesia "A Alma do Poeta"
    por retratar a sensbilidade sonhadora do poeta...

    Leide

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do "Soneto da noite", pois mostra a realidade de não podermos só desejar no sonho o que precisamos realizar... Eles por si só não concretizam o esperado. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  13. Caro poeta e amigo,

    Em caminhada incontinente pelo blog, degustei boa parte dos poemas selecionados. Um nível indiscutivelmente aplausível. Entretanto, se me fosse dado o direito de comentar sobre os autores, eu decerto diria: Inês teve melhor.

    Um abraço, meu irmão!

    Alfrânio

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal, voto no poema Soneto da Noite de autoria de Chico Mattos!

    ResponderExcluir
  15. Oi pessoal,

    Adorei o poema "A ALMA DO POETA" de Maria Silva de Pernambuco...
    Voto nela!!!!

    Severino Catão Rodrigues

    ResponderExcluir
  16. olá Sergio,acompanho seu trabalho desde que me converti há 11 anos, que Deus continue te abençoando.
    Espero que goste dos meus poemas,escrevo já faz algum tempo, mas só agora tive a oportunidade de mostrá-los...Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o poema "A Se" (Sergio Caldeira)
    como elle mesmo sabe , admiro muito o talento delle.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Voto no poema "Deus não quero sonhar!". A narrativa é subjetiva em relação à casa (ao lar), a qual remete à segurança, ao valor e ao conforto dos tesouros que temos e construimos na vida. A narração se desenvolve acrescentando emoções e informações a cada período. O clima crescente chega ao seu ápice na conclusão que justifica e repete o título do poema, confirmando-o e reforçando as emoções que nele estão inseridos. O encerramento transporta à mente todo o medo e a hesitação encontrados ante a dor da perda do passado e o desafio do recomeço no futuro, os quais se encontram em um mesmo momento doloroso no presente. Apela-se ao divino que os infortúnios relatados, lembrados, e assim vivenciados, não sejam vividos outra vez nem em sonhos. O texto é ápto a tocar de forma diversa cada leitor de acordo com a vivência desse. Li, vivi e senti com o texto. Ele flui com facilidade na leitura e envolveu-me de forma sutil trazendo lembranças a tona. Gostei e recomendo para apreciação seguida de reflexão, para celebração, sobre as coisas doces que possuimos.

    ResponderExcluir
  19. "DEUS NÃO QUERO SONHAR!" é o meu poema escolhido. Um texto que envolve o leitor. Nele, o autor conseguiu passar o sentimento de angústia, aliado a uma agradável rima. Parabens ao autor, bem como a ti, Sérgio, pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  20. DEUS NÃO QUERO SONHAR!

    Muita emoção... Ao desenrrolar do poema ficamos envolvidos cada vez mais.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Voto na poesia os passaros de chico mattos , muito boa .

    ResponderExcluir
  22. Oi Moura gostei muito de sua poesia
    parabéns
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  23. Olá, votei no poema "Deus Não Quero Sonhar", pois é sem dúvida muito bom. Uma tragédia transformada em amor e sentimentos.

    ResponderExcluir
  24. Olá,meu voto é Chicomattos com o relato do simples e belo da vida,onde traz uma luta de vida,mas mesmo assim podemos cantar,encantar e sorrir. Muito Lindo

    ResponderExcluir
  25. O meu voto é pra poesia "Tempo" da Inês! É muito bonita e tocante... Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. Meu voto vai para o poema-CURINGA (Luciano dos Anjos,poesia de qualidade!

    ResponderExcluir
  27. Luciano dos Anjos, o Poeta te saúda, meu nobre! A verdadeira realização não está na mostragem da obra; mas no seu amadurecimento enquanto insígnia; poesia, arte suprema!

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito dessa poesia do Henrique Rodrigues Soares Felicidade.

    ResponderExcluir
  29. Quero votar na poesia Felicidade. de Henrique Rodrigues Soares.

    ResponderExcluir
  30. Quero votar na Felicidade Henrique Rodrigues Soares.

    ResponderExcluir
  31. Voto na FELICIDADE, este poema está muito sexy :)

    ResponderExcluir
  32. Votei em Cárcere.
    Cada um com seu dom. A poetiza Maria transmitiu de uma forma sutil e lírica o quanto a liberdade é importante ao ser vivo, sem ela o belo torna-se imperceptível, a alma não resplandece, impedida de dar seus vôos indispensáveis a sua existência. Mais uma vez, parabéns Maria, pelo seu profundo poema.

    ResponderExcluir
  33. Leandro,como tudo q vc faz é com amor,tenha sempre certesa do seu sucesso,parabens!

    ResponderExcluir
  34. Olá, Sérgio. Enviei ontem meus cinco primeiros poemas. Sei que estou em desvantagem em relação aos demais, porém gostaria que meus poemas fossem lidos e avaliados, pois tenho muita vontade de participar desta Antologia que me parece muito especial já pelos poemas selecionados dos meses anteriores.Conto muito com vocês. Abraços,
    Luciane Mari Deschamps

    ResponderExcluir
  35. Olá, Sérgio! Não seria legal vocês terem um selo de participação dos autores selecionados para que os poetas possam divulgar o Blog Autores do Brasil para que amigos e conhecidos possam votar nos poemas, caso estes forem selecionados? Assim, fica fácil e mais oficial a divulgação da participação dos poetas selecionados.
    Abraços,
    Luciane Mari Deschamps / Florianópolis SC

    ResponderExcluir
  36. Eu voto no poema "Romance " de Henrique Rodrigues Soares. Gostei muito. Parabéns,garoto! Continue assim.Bjs Nilza Maria Benvindo.

    ResponderExcluir
  37. Olá, Sérgio. Estou ansiosa em saber se meus poemas poderão participar desta disputa poética que parece muito boa! Até agora não recebi nenhuma resposta dos e-mais que enviei com os poemas para o concurso. Será que não cumpro algum quesito do regulamento? Abraços,
    Luciane Mari Deschamps / Florianópolis SC

    ResponderExcluir
  38. Aguardando ansioso os concorrentes para dezembro,que horas será postado no blog?

    ResponderExcluir
  39. O poema fora da lei de Chico Matos é a pura realidade que estamos vivendo em nossa cidade, nosso estado em nosso Brasil!!!!!!!!! Parabéns Chico Matos

    ResponderExcluir
  40. Adorei o poema da jovem talentosa Huandra siqueira, "Solidão"..

    ResponderExcluir
  41. Parabéns, Sérgio, pela iniciativa do Concurso Literário que é bem diferente da maioria dos outros Concursos Literários, oferecendo-nos maiores possibilidades para podermos mostrar o nosso trabalho.
    Infelizmente, estou chegando atrasada, pois só descobri o concurso ontem, já na reta final.
    Mesmo assim, já comecei a enviar meus "rabiscos" poéticos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Gosto muito das poesias de Chicomattos, são realmente lindas e muito tocantes, parabéns ao autor !

    ResponderExcluir
  43. Alguém aí pode me dar o endereço de algum blog ou site deste Sr. que identifica-se como Jogon Santos? Nossa, o cara é bom pacas! Agradeceria muito a ajuda. Bay!

    ResponderExcluir
  44. Olá Sérgio! Sou poeta e admiro o seu trabalho desde criança, tenho todos os seus Cds, Mas estou aqui para dizer: como é que eu faço para publicar os meus poemas nesse blog maravilhoso, não tenho livro publicado, mas todos os meus poemas são registrados pela FBN (Fundação Biblioteca Nacional, tenho vários poemas de diversos estilos(Religioso, Romântico, Crítico, Etc)e mais tenho blog e Grupo de poemas no facebook.

    ResponderExcluir